Quais documentos e para qual endereço devo enviar após a matrícula?

Você deve enviar via e-mail, em até 90 dias (ou 30 dias para cursos específicos)* após a matrícula, a cópia frente e verso dos documentos abaixo: 

  • DIPLOMA DE GRADUAÇÃO

Se recebeu o diploma físico:

Envie a cópia digitalizada do diploma de graduação frente e verso, autenticada em cartório. 

Se recebeu o diploma digital: 

Frente e verso do diploma de graduação digital (representação visual do diploma), com link de validação e arquivo XML conforme PORTARIA Nº 554, DE 11 DE MARÇO DE 2019. 

Se o seu diploma de graduação é de uma instituição do exterior, entre em contato com a Coordenadoria de Registro Acadêmico (CRA) pelo e-mail cra.online@pucrs.br

  • UM DOS DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO ABAIXO: 

  • RG Civil (para brasileiros); 
  • RNE/RNM (para alunos estrangeiros); 
  • Carteira de Trabalho (deve constar RG, órgão emissor/UF, filiação e naturalidade); 
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, filiação e a naturalidade); 
  • CNH (modelo novo em que consta naturalidade ou modelo antigo com documento complementar que informe a naturalidade); 
  • Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno); 
  • Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno); 
  • Passaporte (somente para estrangeiro sem RG ou RNE/RNM - deve constar filiação e naturalidade). 

COMO ENVIAR: 

O diploma e documento de identificação devem ser enviados digitalizados em formato JPG, JPEG ou PDF para o e-mail cra.online@pucrs.br

É necessário que estejam em perfeitas condições, legíveis e vigentes.  

Se você já fez o envio dos documentos para uma matrícula anterior, não será necessário enviá-los novamente.

PRAZO PARA VALIDAÇÃO:

O prazo para validação e retorno dos documento é de até 30 dias. Portanto, é importante que atente-se aos documentos aceitos e aos requisitos para entrega autenticada do diploma físico ou o arquivo de validação do diploma digital.

 

*Importante: Se o seu curso tem como pré-requisito uma graduação específica, seu diploma deve ser enviado em até 30 dias após a matrícula. Caso não envie, o acesso será bloqueado até a entrega dos documentos.  

**Caso ainda não tenha o seu diploma de graduação, você poderá enviar de forma provisória, uma declaração de conclusão com a informação de que o diploma está em vias de confecção. Mas lembre-se: esse documento não é válido para certificação e deverá constar a data de colação de grau (anterior a data da matrícula).