Ruy Ohtake: Contribuições para Arquitetura

content

Considerado o modernista mais ousado da arquitetura brasileira, Ruy Ohtake foi paulista de nascença, mas seu trabalho memorável inspirou pessoas ao redor do mundo.

Conhecido por incorporar formas geométricas bem definidas e linhas arredondadas em seus trabalhos, foi o responsável por mais de trezentos projetos construídos no Brasil e no exterior.

Dentre os de destaque estão obras públicas, escolas, cinemas, teatros, edifícios de apartamentos, bem como de escritórios e residências. Além disso, o arquiteto brasileiro também assinou design de peças de mobiliário para alguns de seus prédios.

Contudo, seu estilo e traço marcante lhe renderam mais de 25 prêmios de arquitetura. Entre eles, o Colar de Ouro, maior condecoração do Instituto de Arquitetos do Brasil.

Relembre alguns de seus projetos mais marcantes:

Instituto Tomie Ohtake, São Paulo

O prédio abriga a instituição dedicada à obra de sua mãe, a artista Tomie Ohtake. Inaugurado em 2001, fica no bairro Pinheiros, em São Paulo.

Hotel Renaissance, São Paulo

Com painel assinado por sua mãe Tomie Ohtake, em um de seus halls de entrada, o projeto é de 1996 e possui duas torres com 27 andares.

Hotel Unique, São Paulo

Um dos projetos mais conhecidos de Ruy Ohtake, o hotel é um ícone da capital paulista e se destaca pelo seu formato inovador.

Embaixada do Brasil, Tóquio

Uma das preciosidades da arquitetura contemporânea da capital japonesa, conforme o The New York Times. O projeto de 1981, fica no bairro Aoyama, em Tóquio, no Japão.

Terminal Sacomã, São Paulo

O terminal possui estrutura metálica oval e vigas não aparentes. Localizado no bairro do Ipiranga, abriu suas portas ao público em 2010.

Parque Ecológico do Tietê, São Paulo

Elaborado a partir do projeto arquitetônico paisagístico do renomado arquiteto Ruy Ohtake, o parque se estende por vários bairros da zona leste de São Paulo, como, por exemplo, Penha e Cangaíba.

Conheça também Guto Requena, arquiteto referência, premiado nacional e internacionalmente, expôs seus projetos em mais de 20 países.

Ao longo da sua carreira de quase cinco décadas, Ruy Ohtake soube unir os mais diversos estilos e se consagrar como um dos modernistas que mudaram e definiram a identidade da arquitetura brasileira.

Sem dúvidas, seu conhecimento e contribuições para a arquitetura ficarão eternizados como um legado para a cultura brasileira, inspirando gerações mesmo na sua ausência.

Nós, do PUCRS Online, deixamos essa homenagem póstuma a esse grande mestre, que jamais será esquecido. Obrigado, Ruy Ohtake.