INSCREVA-SE

Wearables: um mercado em ascensão

content

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline:

Você deve estar se perguntando: o que são wearables e qual a sua relação com tecnologia?

A tradução literal da palavra, em inglês, significa “vestível”. Assim, wearables são tecnologias vestíveis. Ou seja, todo e qualquer dispositivo tecnológico que possa ser usado como acessório ou que podemos vestir.

Considerado um marco da revolução 4.0, a tecnologia vem ganhando cada vez mais destaque, sendo vista como tendência para muitos fabricantes.

Somente no primeiro trimestre do ano passado, o mercado de wearables teve aumento de 21,1% em vendas, segundo dados do estudo IDC Tracker Brazil Wearables Q2 2020, realizado pela consultoria IDC Brasil.

E uma pesquisa da Accenture, apontou que ainda há muito potencial para este mercado: 52% dos consumidores têm interesse no wearables fitness, 46% em óculos inteligentes e 15% querem a experiência de usar sensores inteligentes na roupa que vestem.

Nesse cenário, você tem o que é preciso para estar por dentro dessa inovação? Caso não, esta leitura vai ajudá-lo a entender um pouco mais sobre essa tendência de mercado. Aproveite.

O que são wearables?

Como falamos anteriormente, tudo que envolve tecnologia e que o usuário pode vestir, carregar ou usar como acessório, pode ser definido como um wearable. Entretanto, é preciso que esse dispositivo tenha conexão com outros aparelhos ou com a internet.

Afinal, são eles que irão registrar o que comemos, monitorizar o nosso batimento cardíaco ou nos avisar se estamos estressados. Eles facilitam a comunicação com ambiente onde estamos inseridos e sabem coisas sobre nós mesmos que desconhecemos.

É possível que você já tenha se deparado com vários dispositivos wearebles durante o dia. Essas tecnologias assumem a forma de relógios, camisetas, brincos ou pulseiras. Isto é, fazem parte da nossa imagem.

Alguns exemplos conhecidos de dispositivos wearebles são o Apple Watch e o Google Glass. Mas, também já existem pulseiras que substituem os cartões de crédito no momento de pagar suas compras.

Além de pagamentos, essas pulseiras permitem acesso a locais controlados, substituindo cartões magnéticos que antes eram utilizados pelas empresas.

Por fim, existem algumas aplicações ainda mais sofisticadas, como tênis com sensores que rastreiam movimentos, por exemplo. A tecnologia permite que informações sejam transferidas para um smartphone, visando melhorar a performance de quem está treinando, por exemplo.

Esses são apenas alguns exemplos das possibilidades que essa tecnologia proporciona. Mas, de acordo com pesquisa da IDC, o wearable mais usado no mercado ainda é o smartwatch, que corresponderá até 70% de toda tecnologia vestível ao redor do mundo.

Quais benefícios um wearable traz?

Essa nova tecnologia foi desenvolvida para gerar praticidade e otimizar desempenhos, onde quer que ela seja aplicada. Assim, os dispositivos wearables possuem potencial para trazer benefícios a qualquer área de atuação, e podem proporcionar experiências inéditas para quem os utiliza.

Alguns exemplos que podem ser citados são:

  • Dispensam o uso de dinheiro para pagamentos;
  • Podem ser usados para acessar lugares restritos;
  • Permitem saber a localização em tempo real;
  • Tornam o cotidiano mais tecnológico, dinâmico e interativo;
  • Auxiliam em chamadas automáticas;
  • Contabilizam os passos dados no dia e informam calorias perdidas;
  • Monitoram a sua saúde, o seu bem-estar e a qualidade do seu sono.

Assim, é inegável que as tecnologias vestíveis já são uma realidade.
Com os avanços tecnológicos na área, este tipo de dispositivo está cada vez mais acessível aos consumidores.

Além disso, conheça um novo conceito ainda em ascensão que promete ser a grande tendência tecnológica para os próximos anos: o metaverso.

Gostou? Então descubra como utilizar de forma prática as principais tendências em tecnologia. Conheça o MBA em Tecnologia para Negócios: AI, Data Science e Big Data do PUCRS Online.

A melhor opção para seu desenvolvimento profissional precisa ter um altíssimo nível de satisfação. Portanto, escolha um caminho completo, original e de excelência. Matricule-se.

Comentários