Terapia Online: 5 benefícios de adotar o modelo

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline:

Quais as vantagens de optar por um modelo de terapia online?

Bom, os benefícios de fazer terapia por si só já são notórios. Aprimorar o autoconhecimento ajuda na busca da verdadeira essência e, através de questionamentos e reflexões, o caminho para o verdadeiro “eu” se torna mais visível.

Entretanto, com a pandemia do coronavírus avançando, foi preciso encontrar alternativas e novos caminhos para seguir cultivando uma vida saudável e feliz.

Neste novo cenário em que vivemos, o modelo de terapia online foi crescendo de forma consistente.

Uma pesquisa desenvolvida pela plataforma Zenklub e realizada no primeiro trimestre de 2021, apontou que a quantidade de horas aproveitadas em sessões de terapia online no Brasil aumentou 1.856% em relação a 2019. Isto é, os brasileiros passaram mais de 80 mil horas em sessões online no último ano.

Pensando nisso, separamos 5 vantagens que a terapia online pode oferecer para quem a pratica para você desenvolver todo o seu potencial. Confira:

5 vantagens de fazer terapia online:

1- Facilita a comunicação

Alguns temas podem ser mais delicados de serem tratados frente a frente. Com a terapia online, é possível que o paciente se sinta mais à vontade em abordar determinados assuntos.

Por isso, é comum muitas pessoas escolherem essa modalidade, pois acreditam que facilita a comunicação. Afinal, se sentem mais à vontade para dividir suas questões.

2- Permite maior flexibilidade de horários

Com a correria do dia a dia, muitas pessoas deixam de investir na saúde mental por acreditarem que não terão tempo suficiente para as sessões. A terapia online permite uma maior flexibilidade nessa questão.

O atendimento virtual, por ser mais dinamico e prático, proporciona mais horários disponíveis e mais opções de profissionais. Sendo assim, você pode escolher o melhor horário que se encaixa melhor na sua rotina.

3- Oferece mais praticidade e dinamismo

A terapia online também oferece mais praticidade e dinamismo. Afinal, você pode realizá-la de onde estiver no momento e no horário que puder.

Pessoas muito atarefadas podem optar por esse modelo. Assim, nem mesmo aquela viagem inesperada servirá de empecilho para o seu compromisso com a saúde mental. Você pode cuidar do seu bem estar de qualquer lugar do mundo, sem estresses ou complicações.

4- Evita deslocamentos desnecessários

Se deslocar até o consultório sempre no mesmo horário pode ser difícil para rotinas muito apertadas. Entretanto, com a terapia online esse problema desaparece.

Basta um computador com conexão à internet, bem como um espaço reservado, seja no escritório ou em casa, para garantir a privacidade durante a consulta.

5- É ideal para o período de quarentena

O que pode ser melhor em época de quarentena, isolamento e afastamento social?

Afinal, as pessoas não podem sair de casa para iniciar ou continuar um tratamento. Assim, a terapia online se mostra a opção mais segura e benéfica para o momento.

Além disso, descubra também 3 livros para ajudar a cuidar da sua saúde mental.

Achou interessante? Então, aproveite outras opções ainda mais interessantes que temos para você seguir se desenvolvendo.

Conheça a pós-graduação em Psicologia: Intervenção e Atendimento Online e aprofunde-se nas ferramentas, tecnologias e intervenções que otimizam a atuação profissional no contexto atual.

A melhor opção para seu desenvolvimento profissional precisa ter uma metodologia que garanta uma excelente experiência. Então, escolha um caminho completo, original e de excelência.

Seja PUCRS Online. Matricule-se agora.