Técnica Pomodoro: mais produtividade na rotina

Um sistema de gerenciamento de tempo que incentiva a pessoa a focar de maneira intensa e integral em apenas uma tarefa. Esse é o princípio da técnica pomodoro, que pode ser a solução ideal para quem tem uma rotina agitada e muitas atividades no dia a dia.

O método foi inventado pelo empresário e escritor italiano Francesco Cirillo, e pode ser aplicado para a gestão do tempo de diversas tarefas, seja nos estudos ou no trabalho.

Cirillo era um italiano com dificuldades para se concentrar nos estudos durante a faculdade. Um dia, ele utilizou um timer de cozinha em formato de tomate para medir por quanto tempo conseguiria estudar sem nenhuma interrupção. Assim, desenvolveu a técnica pomodoro, que recebeu esse nome em homenagem ao objeto utilizado na experiência.

A prática foi ganhando destaque, já que permite a análise da quantidade e qualidade das atividades que são desenvolvidas. Além disso, é possível identificar o que está atrapalhando a realização das demais tarefas.

Como funciona o método pomodoro?

Esta é uma das técnicas mais simples de serem implementadas na rotina para melhorar a produtividade. Para começar, basta ter em mãos um cronômetro que ajude a fracionar o tempo.

O método pomodoro consiste em dividir o dia em blocos de 25 minutos para realização das tarefas, lembrando de fazer pequenos intervalos entre eles.

Preparamos um passo a passo para você colocar em prática:

1. Escolha a tarefa a ser executada;
  2. Ajuste o cronômetro para 25 minutos;
  3. Trabalhe na tarefa escolhida até que o alarme toque;
  4. Quando o alarme tocar, verifique se completou a tarefa;
  5. Faça uma pausa curta (5 minutos);
  6. Depois de concluir quatro blocos de 25 minutos de trabalho, faça uma pausa mais longa (30 minutos).

Benefícios da Técnica Pomodoro

Quem aplica o método pomodoro no dia a dia consegue notar os benefícios da prática para a produtividade e motivação.

Confira mais algumas vantagens que a técnica proporciona:

• Aumento da produtividade;
  • Melhora na quantidade e qualidade das tarefas executadas;
  • Ajuda no gerenciamento de tempo e cumprimento de prazos;
  • Fortalecimento do foco e motivação;
  • Mais concentração e agilidade;
  • Diminuição do estresse;