INSCREVA-SE

Setembro Amarelo: como promover a saúde mental dentro das organizações

content

Setembro Amarelo é uma campanha mundialmente conhecida, dedicada à conscientização sobre a prevenção ao suicídio. A ação surgiu em 2015, no Brasil, e rapidamente se espalhou para outros países.  

Em 2003, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 10 de setembro como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data foi criada como forma de chamar a atenção para esse grave problema de saúde pública que afeta milhões todos os anos. 

De acordo com a OMS, mais de 800.000 pessoas morrem por suicídio a cada ano, o que equivale a uma pessoa a cada 40 segundos

Diversos são os fatores que levam as pessoas a cometer esse ato, como altos níveis de estresse, assédio moral e sexual, depressão e ansiedade. 

No Brasil, anualmente, são registrados mais cerca de 12 mil casos de suicídio. Desse total, aproximadamente 96,8% estão relacionados a transtornos mentais. 

Dados como esses comprovam a importância de abordar o tema em todas as esferas da sociedade, principalmente nos ambientes de trabalho.  

Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial, para ajudar você gestor de pessoas, a construir um ambiente profissional cada vez mais saudável para a sua equipe. Continue a leitura do nosso artigo! 

Como promover o bem-estar mental dentro do ambiente de trabalho? 

Campanhas como o Setembro Amarelo, são excelentes oportunidades para dar o primeiro passo em prol da saúde mental dos profissionais da sua organização. Afinal, a prevenção ao suicídio começa com a promoção do bem-estar e qualidade de vida dos trabalhadores. 

A seguir, confira algumas medidas simples que podem ser aplicadas pelo time de RH e Gestão de Pessoas, para promover o tema dentro da empresa: 

Sensibilização 

Organize palestras, workshops e atividades que aumentem a conscientização sobre saúde mental no ambiente de trabalho, baseando-se nas diretrizes da OMS. 

Programas de apoio e suporte ao colaborador 

Criar programas de apoio à saúde mental, como linhas telefônicas de ajuda, sessões de aconselhamento e parcerias com profissionais especializados, pode ser uma excelente alternativa para oferecer suporte aos funcionários e estabelecer um ambiente mais saudável. 

Treinamento para lideranças 

Capacitar suas lideranças é essencial para a promoção de um ambiente de trabalho mais seguro e saudável aos colaboradores. 

É importante que os líderes aprendam a reconhecer os sinais de estresse e problemas de saúde mental em suas equipes. Além disso, pesquisas apontam que lideranças preparadas desempenham um papel-chave na prevenção do burnout. 

Comunicação aberta  

Outra medida que as lideranças podem tomar para criar um ambiente confortável aos colaboradores é adotar uma comunicação aberta. Dessa forma, os profissionais podem se sentir à vontade para falar sobre suas preocupações com a saúde mental sem medo de retaliações. 

Estabelecimento de limites 

Líderes podem ajudar a promover um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal, incentivando os funcionários a tirarem férias e a não trabalharem excessivamente. No Brasil, um estudo revelou que 81% dos trabalhadores já se sentiram emocionalmente exaustos devido ao trabalho. Essa postura por parte da empresa é essencial para evitar casos de burnout e ansiedade. 

Cultura de apoio 

Estabelecer uma cultura de suporte, em que os colegas de trabalho se apoiem mutuamente, pode reduzir o isolamento e a solidão que muitas vezes acompanham problemas de saúde mental. 

Ações como essas são fundamentais para a criação de ambientes mais seguros e saudáveis para todos. Com a saúde mental em dia, os colaboradores se sentam mais engajados e motivados, acarretando benefícios não só para os profissionais, como para a organização como um todo. 

Com você, profissional, pode preservar a sua saúde mental? 

Os cuidados com o próprio bem-estar não devem se concentrar apenas no ambiente de trabalho. Veja abaixo algumas atitudes que podem ajudar na construção de uma rotina de trabalho mais saudável: 

  • Liste suas tarefas (de casa e do trabalho) e as organize por ordem de prioridade, evitando estresse e aumentando a produtividade; 
  • Pratique atividades físicas com regularidade e tenha uma boa alimentação, reduzindo os níveis de ansiedade e doenças; 
  • Aproveite os momentos de descanso e tenha horários regulados para dormir, garantindo melhora do humor, do raciocínio e da concentração; 
  • Atente-se aos sinais do corpo, como excesso de cansaço, insônia e tristeza profunda. Procure ajuda para identificar o que pode estar acontecendo. 

O conhecimento é a melhor forma para continuar evoluindo 

Se você é um profissional graduado nas áreas de Gestão de Pessoas, Recursos Humanos ou Psicologia, é importante descobrir e refletir sobre novas práticas e tendências do mundo de trabalho. 

Sendo assim, conheça os cursos da PUCRS Online e evolua ao lado dos principais especialistas do mercado. Conheça os nossos cursos de Graduação e Pós-graduação: 

Graduação em Gestão de Recursos Humanos: Pessoas, Desenvolvimento e Avaliação de Desempenho. 

Pós-graduação em Gestão de Pessoas: Carreiras, Liderança e Coaching 

Pós-graduação em Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas 

MBA em Liderança, Gestão de Equipes e Produtividade 

Pós-graduação em Psicologia clínica 

Seja PUCRS Online e viva uma experiência única de ensino. 

Comentários