INSCREVA-SE

Relações profissionais: como torná-las mais saudáveis no home office

Em tempos de combate à pandemia da COVID-19, abriu-se espaço para várias discussões, inclusive relações profissionais durante teletrabalho.

Para a maior parte do Brasil e do mundo, o isolamento social já dura mais de 60 dias. Nada poderia prever todas as adaptações que foram e continuarão sendo necessárias durante este período.

Um dos pontos mais delicados diz respeito às interações humanas. Sem reuniões, feedbacks, olho no olho e até mesmo happy hours de forma presencial, separamos quatro dicas para você cultivar boas relações com colegas de trabalho e equipes e, por que não, se sentir menos isolado socialmente neste período de home office atrelado à quarentena.

Converse com alguém todos os dias sobre assuntos não relacionados a trabalho

Lembra dos papos rápidos no elevador e das conversas de corredor? Quando se trabalha de casa, esse tipo de interação, em seu formato original, é perdida. Mas nem por isso você precisa deixar as conversas “off topic” de lado.

A diferença é que presencialmente esses momentos acabam surgindo naturalmente. Quando se trabalha remoto, é preciso tomar a iniciativa. Que tal desafiar a si mesmo e entrar em contato todos os dias com alguém do trabalho para conversar rapidamente sobre assuntos que não são de trabalho?

Essa atitude pode fortalecer laços importantes para o trabalho em equipe, gerar confiança e diminuir a sensação de isolamento para ambos os lados.

Separe cinco minutos antes ou depois de uma reunião para socializar

Em pelo menos uma videochamada que você fizer ao longo do dia com seus colegas de trabalho, é importante separar uns minutinhos (podendo ser antes ou depois da reunião) para socializarem e compartilharem ideias. Da mesma forma que você faria presencialmente, basta adaptar para a reunião remota.

Mas atenção e cuidado: não é para transformar a reunião em um longo bate-papo que possa desvirtuar você e os demais colegas das suas atividades. O equilíbrio deve falar mais alto.

Comunique-se de forma clara, efetiva e objetiva

Pense: você está trabalhando remotamente, assim como seus colegas. É uma rotina nova para vocês que, antes do isolamento social, trabalhavam presencialmente. É preciso muito alinhamento e sintonia.

Use uma linguagem clara e simples, forneça informações que podem ser essenciais para os outros sem precisar de um textão para isso, seja transparente e evite achismos.

Mantenha-se próximo de seus líderes

Por último, mas não menos importante, uma boa relação que você precisa preservar é a com a sua liderança. Não espere receber um convite para uma videochamada de feedback. Seja proativo e proponha, a cada 15 dias em média, um horário para vocês conversarem.

Isso aumenta a sua segurança emocional e permite que você continue sendo visto, mesmo que remotamente.

Leia mais:
Sono: como ele impacta no dia a dia profissional
Liderança no isolamento social – Entenda como agir
Estresse: como lidar com ele durante a pandemia

Inspire-se nessas dicas e não deixe a produtividade e as boas relações profissionais de fora do seu convívio. Afinal, relações saudáveis também importam.

Para iniciar uma transformação na sua carreira, conheça nossos cursos e conte conosco nessa jornada.

Comentários