INSCREVA-SE

Pondé: o que Copérnico, Darwin e Freud têm em comum?

Algumas descobertas transformaram para sempre a forma que o mundo enxerga determinados assuntos. Muitas destas mudanças partiram de apontamentos de grandes estudiosos, como Nicolau Copérnico, Charles Darwin e Sigmund Freud:

Copérnico, astrônomo e matemático polonês, desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar. Ou seja, estudo que defende que o Sol está no centro do universo e não a Terra.

Darwin, naturalista inglês, criou a Teoria da Evolução, convencendo a comunidade científica sobre a origem das espécies ser baseada nos princípios da seleção natural e da ancestralidade comum.

Freud, criador da psicanálise, afirmou que “o Eu não é o senhor da sua própria casa”, referindo-se aos três elementos da personalidade (id, ego e superego) que resultam em comportamentos humanos complexos.

O que estes estudiosos têm em comum?

As descobertas feitas por eles são consideradas as “feridas narcísicas” da humanidade. Isso porque elas enfraquecem a lógica, reforçada ao longo da história, de que os seres humanos são o centro de tudo – narcisismo do homem.

Quem faz uma reflexão sobre o tema é Luiz Felipe Pondé, um dos mais conhecidos e respeitados filósofos brasileiros. Assista ao trecho de sua aula:

Saiba mais sobre nosso filósofo

Pondé tem uma extensa produção de conteúdo como colaborador nos principais veículos de comunicação, tendo participado de debates em diversos canais, como TV. Também ministrou uma infinidade de cursos por todo o país, além de somar uma carreira sólida como escritor e uma consistente atuação acadêmica.

Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ciências da Religião e Filosofia da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: religião, mística, santidade, angústia, modernidade, pós-modernidade e epistemologia.

É autor de diversas obras de cunho filosófico e questionador, com destaque para os livros “O homem insuficiente”, “Conhecimento na desgraça”, “Do pensamento no deserto”, “Crítica e profecia, filosofia da religião em Dostoiévski”, “Contra um mundo melhor”, “Para entender o catolicismo hoje” e “Guia politicamente incorreto da filosofia”.

Renomado especialista em Gamificação, é dono de uma grande experiência na área de Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando em temas como teorias sócio-históricas, processos de produção de sentidos, Psicologia da educação matemática e Tecnologia da informação e Internet.

Também é professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professor colaborador do Mestrado em Design de Artefatos Digitais do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), além de sócio e coordenador de Ciência e Inovação da Joy Street, uma empresa de tecnologias educacionais lúdicas, no Porto Digital em Recife.

Como autor, escreveu diversos artigos científicos e capítulos de livros, sendo organizador do título “Psicologia cognitiva: cultura, desenvolvimento e aprendizagem”.

Aprenda com Luiz Felipe Pondé

No PUCRS Online, Luiz Felipe Pondé é professor convidado em:

Mas se você tem interesse em outros temas e áreas de conhecimento, nós temos outras opções de cursos de pós-graduação e MBA, além de mais de 150 cursos de certificações de curta duração.

Comentários