INSCREVA-SE

Mobile First: você já ouviu falar nessa tendência?

content

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline:

Uma tendência vem ganhado força no mercado e transformando a forma como as empresas disponibilizam seus conteúdos na web: o mobile first.

A expressão, em tradução literal, significa “móvel primeiro”. Isto é, quando o projeto é pensado primeiro para atender dispositivos móveis, e só depois adaptado para o desktop e outras plataformas.

A maioria das empresas desenvolve seus sites pensando primeiro no desktop como tela principal para o negócio. Mas no mobile first, a lógica se inverte. Ou seja, os conteúdos são pensados primeiro para os dispositivos móveis e depois para as outras plataformas.

Mobile: o principal dispositivo de compra no Brasil

No Brasil, é essencial adotar essa tendência, principalmente com a mudança nos hábitos de consumo. Com a pandemia, o celular se transformou na principal ferramenta de compras online.

É o que mostra a pesquisa do IBGE, onde 99% dos brasileiros acessam a internet por dispositivos móveis, enquanto apenas 42% usam os computadores. Nesse sentido, cerca de 130 milhões de pessoas usam smartphones ou tablets para acessar a internet.

Além disso, os sites responsivos, ou seja, que se adaptam à tela do celular, também ajudam a otimizar o e-commerce.

Conforme uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, 91% dos consumidores realizaram alguma compra em lojas online no último ano. E, desse total, 87% utilizaram o smartphone para concluir o negócio.

Portanto, é impossível pensar na estruturação de um negócio online hoje em dia, sem pensar em mobile. Quem pensa em investir em estratégias digitais precisa realizar um planejamento a partir das telas menores.

Investir nessa estratégia favorece a experiência do usuário e ainda otimiza a usabilidade da sua página. Assim, será possível melhorar o acesso ao conteúdo e atingir o público-alvo de forma cada vez melhor.

Descubra PUCRS Online, o seu caminho passa por aqui.

As novas gerações estão em busca de simplicidade e usabilidade em suas experiências online. Portanto, pensar em mobile first é se preparar para um futuro que está cada vez mais próximo.

Conheça a pós-graduação em User Experience Design and Beyond do PUCRS Online e aprofunde-se nos mais importantes temas em UX como o mobile first.

Seja um especialista em uma das áreas mais importantes do momento e do futuro: a experiência do usuário, e aprenda com o pai do termo “UX”, Don Norman.

A melhor opção para seu desenvolvimento profissional precisa ser com uma das melhores universidades da América Latina.

Afinal, nenhuma outra universidade tem tantos diferenciais. Matricule-se agora.

Comentários