Mindfulness: 5 dicas para aplicar esta técnica

content

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline:

Uma técnica de meditação para ter atenção plena, ou seja, deixar de fazer as coisas no piloto automático e começar a fazer escolhas mais conscientes. O mindfulness melhora o foco, a produtividade e o autocontrole, além de diminuir a ansiedade e o estresse.

É possível ter contato com essa técnica durante atividades rotineiras e em vários momentos do dia. Ficou interessado? Então aproveite essas dicas e desenvolva todo o seu potencial:

5 dicas para aplicar o mindfulness no seu dia a dia:

Reserve um horário em que esteja relaxado e livre de interrupções

Os horários ideais são logo ao acordar ou antes de dormir. Além disso, opte por um ambiente tranquilo, silencioso e com poucas distrações. E escolha roupas confortáveis. Para se concentrar, deixe o celular longe e desligue a televisão.

Escolha uma postura agradável

Ache a posição mais confortável para realizar a prática de meditação. Você pode ficar deitado ou sentado, com olhos abertos ou fechados, o que for melhor para você. Mas a ideia é relaxar. Então, fique atento e evite se mexer durante a prática, para, assim, buscar maior consciência corporal.

Controle a sua respiração

Um dos princípios básicos da meditação é alinhar mente e a respiração. Afinal, quando controlamos à respiração, fazemos com que ela se acalme e nossa mente relaxa naturalmente. Assim, comece observando as sensações corporais, como o contato com o solo e a temperatura da pele. Logo após, concentre nos movimentos do corpo durante a respiração. Observe o tórax e o abdômen, bem como, a sensação do ar nas narinas.

Esvazie seus pensamentos

Desvie a mente de preocupações rotineiras e foque sua atenção no que está acontecendo no momento. Caso apareça alguma distração, pensamento ou preocupação, apenas perceba e deixe passar. Não se prenda ou julgue, somente volte a se concentrar na respiração.

Mantenha o foco na ação realizada

O próximo passo é tentar levar a consciência do aqui e agora para cada atividade do dia. Nesse sentido, mantenha o foco na ação a ser realizada e reserve esse tempo para você, sem conversas ou contato com outras pessoas. É possível treinar a prática em vários momentos do dia. Por exemplo, você presta atenção ao escovar os dentes ou aproveita o momento para mexer no celular? Experimente ter atenção plena.

Entenda também a evolução do cérebro humano com Suzana Herculano-Houzel.

Gostou? Então, comece agora mesmo a aplicar essa técnica no seu dia a dia.

E se quiser saber mais, aprofunde seus conhecimentos sobre a técnica de mindfulness com a pós-graduação em Neurociências e Comportamento do PUCRS Online.

Escolha se desenvolver com quem é referência na área como Tamara Russell, neurocientista, psicóloga e diretora do Mindfulness Center of Excellence, em Londres.

A melhor opção para seu desenvolvimento profissional precisa ter os maiores nomes da sua área. Seja PUCRS Online. Matricule-se agora.