Microlearning: benefícios dessa técnica de treinamento e aprendizagem

O Microlearning é uma metodologia de aprendizado e desenvolvimento focada em agilidade, e se desenvolve a partir de conteúdos em formatos mais curtos. Esses conhecimentos podem ser cursos, aulas, palestras de curta duração, mas alto foco.

Assim, quem estuda consegue se aprofundar em determinados assuntos de forma gradativa e através de um aprendizado contínuo, planejado e segmentado.

Em resumo, essa metodologia se baseia em 3 pontos principais: entregar o aprendizado que as pessoas precisam, no momento e por quanto tempo elas necessitam e em um formato ou onde elas precisam.

Além disso, as estratégias de microlearning possuem, em geral, 4 aspectos comuns: são conteúdos curtos, de até 20 minutos, apresentam bastante diversidade de assuntos, focam em um tópico, ideia ou habilidade dentro de um tema geral e, por fim, são otimizados também para mobile learning.

O Microlearning como tendência de mercado

Por ser uma metodologia bastante versátil e que pode ser usada nas mais diversas situações, o microlearning vem ganhando força como uma estratégia de mercado.

No mundo corporativo, por exemplo, treinamentos e capacitações realizados de forma online, já utilizam a técnica como uma maneira simplificada de apresentar regras ou instruções, agindo de maneira rápida e eficiente.

Além disso, a estratégia também é uma aliada de gestores e funcionários quando há a necessidade de oferecer informações ou dados específicos, sendo uma boa forma de apresentação neste casos. Afinal, proporciona mais facilidade para que colaboradores absorvam os conteúdos propostos e trabalhem mais assertivamente.

Contudo, a metodologia apresenta benefícios que propiciam mais clareza tanto para as empresas quanto para seus colaboradores. Confira algumas das principais vantagens:

Para as empresas

O microlearning agiliza a produção, afinal o método possibilita que colaboradores aprendam a executar mais rapidamente processos que poderiam levar meses para serem absorvidos em treinamentos tradicionais.

Além disso, facilitam a produção, já que os conteúdos são de curta duração, ocupando menos tempo de quem o executa. E ainda são mais simples de serem alterados, caso haja a necessidade de manutenção ou modificação de algum processo.

Contudo, por serem conteúdos mais compactos, tornam-se mais acessíveis. Ou seja, tornam-se mais baratos para empresas que escolhem utilizar a técnica em suas produções, pois reduzem também o custo indireto com treinamentos.

Sem falar que a técnica também permite mais agilidade no compartilhamento, afinal o material produzido, pode ser compartilhado nas mais variadas ferramentas de comunicação, em questões de segundos, abrangendo diversas pessoas.

Ou em casos de comunicação interna, pode ser inserido em uma plataforma ou software em que todos os colaboradores tenham acesso de onde estiverem.

Para os colaboradores

O microlearning auxilia na otimização do tempo, garantindo redução da jornada de trabalho dos colaboradores que por sua vez aprendem com mais facilidade os processos e regras da empresa.

Além disso, o método permite também mais engajamento entre funcionários, pois a interação com dados e a rapidez da absorção de informações gera maior incentivo para colocar a metodologia em prática.

A técnica melhora a produtividade dos colaboradores, reduzindo as falhas de trabalho gradualmente, e proporciona mais acessibilidade. Essa é uma das principais vantagens do microlearning, pois com o método não é necessário mais a prática de cursos longos em salas de treinamento. Basta que estejam em uma plataforma onde possam ser acessados em qualquer lugar por meio da internet.

Por fim, por serem conteúdos simples e curtos, também é mais acessível segmentar e elaborar um material personalizado para os colaboradores, criando diversas versões sobre um determinado assunto e engajando os mais variados públicos internos.

Onde aplicar o microlearning em uma empresa?

Existem diferentes momentos da jornada do colaborador em se pode aplicar o microlearning. Mas é importante saber identificar qual é o melhor momento para utilizar essa técnica. Em processos de treinamento ou em onboardings para novos funcionários, por exemplo, é possível introduzir a dinâmica.

Além disso, também é possível aplicar o microlearning em estratégias de comunicação interna para ajudar a colocar a empresa toda na mesma página. Por exemplo, novidades ou mudanças significativas do negócio podem ser apresentadas com ferramentas que informem a equipe de forma gradual e eficiente, evitando reuniões longas e demoradas.

Contudo, independente do momento em que aplicamos o microlearning no trabalho, não se esqueça que é preciso aprender a distribuir o conteúdo, escolher o que será necessário para o caso específico e avaliar os resultados.

Tem interesse em se aprofundar ainda mais em competências profissionais como essa? Então, conheça as nossas opções em cursos de pós-graduação e MBA na área de Gestão de Pessoas e Liderança.

Torne-se um líder completo, que reúne muitas das características mais valorizadas pelas empresas e pelo mercado. Desenvolva motivação, eficiência e alta produtividade em suas equipes e grupos de trabalho.

Matricule-se. Avance a sua carreira com quem é referência. Seja PUCRS Online.