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Marketing sensorial: o que é e como usá-lo?

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O marketing sensorial é aquele que estimula os cinco sentidos do corpo humano, criando uma conexão emocional mais forte com a marca. E você sabia que ele pode ser uma ótima estratégia para aumentar as vendas do seu negócio e conectar seus clientes a sua marca?

Ainda mais em meio a mercados extremamente competitivos, torna-se cada vez mais necessário identificar novas maneiras de encantar os consumidores. Assim, oferecer novas experiências pode ser uma das formas de estabelecer esse diferencial competitivo.

Quer entender como a mistura de sensações pode mexer com o inconsciente do consumidor, bem como adotar essa estratégia? Então, leia esse artigo e descubra como aplicar o marketing sensorial.

O que é marketing sensorial?

A técnica surgiu na Inglaterra e cada vez mais está sendo aplicada no mercado. Isso devido à necessidade de proporcionar um atendimento diferenciado aos clientes.

Assim, o objetivo é despertar a necessidade no consumidor de fazer compras baseado em estímulos capazes de causar bem-estar e desejo.

Os cinco sentidos podem ser estimulados em uma estratégia conjunta ou separadamente, selecionando o que faz mais sentido para o seu negócio.

Além disso, essa estratégia apresenta uma série de benefícios. Conheça os principais:

  • cria vínculos emocionais com o consumidor;
  • explora os produtos além do óbvio;
  • estimula o desejo de compra;
  • fideliza e encanta clientes;
  • desenvolve uma identidade inovadora e única para sua marca.

Mas, afinal, como aplicar essa estratégia no negócio?

Vai depender de quais possibilidades o negócio dispõe para que os cinco sentidos sejam estimulados. Ou seja, você realiza o estímulo conforme a realidade do seu negócio.

Por exemplo, se o atendimento for em loja física, as possibilidades de estímulo são maiores. Você pode apostar em estofados mais confortáveis para estimular o tato, bem como uma música ambiente pode despertar os sentidos da audição.

Além disso, você pode desenvolver um aroma exclusivo para sua marca, que faça o cliente lembrar dela apenas pelo olfato. Como é o caso da Melissa, que incorporou em suas sandálias de plástico um perfume que permanece mesmo após o uso recorrente.

Mas se a sua loja for online, existem muitas possibilidades de encantamento. A estratégia do aroma exclusivo da marca também pode ser aplicado nesse caso. Embalagens aromatizadas e com identidade visual padrão, bem como brindes comestíveis podem ativar o paladar dos consumidores.

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