Mapas Mentais: 5 benefícios para a aprendizagem

Saber diferenciar conteúdos, criar conexões entre informações e fixar conhecimentos é fundamental para o processo de aprendizagem. Para desenvolver a concentração, melhorar a absorção e lidar com o excesso de informações é preciso encontrar mecanismos que ajudem nesse processo.

Um deles são os Mind Maps: diagramas que surgem a partir de uma ideia central e vão se ampliando em diversas ramificações, como os neurônios do cérebro humano. Com a ferramenta, a absorção e criação de conhecimentos tornam-se mais interessantes e criativas, além de auxiliar no raciocínio e no processo de memorização a longo prazo.

O fenômeno ocorre enquanto o mapa está sendo estruturado, já que os elementos que compõem essas estruturas ajudam o cérebro a gravar os dados com mais facilidade.

Conheça os 5 benefícios dessa ferramenta para a aprendizagem:

1. Ajudam na memorização e retenção de informações

A maneira como o mapa mental é estruturado facilita muito o processo de memorização. Afinal, o cérebro vai puxando uma ideia a partir de uma anterior e, de fato, a memória funciona melhor a partir dessas associações visuais e verbais.

2. Facilitam a compreensão de questões complexas

Uma das principais vantagens de utilizar mapas mentais é que ele ajuda a desenvolver uma visão geral, isto é, a visualizar o todo, a partir da conexão de várias partes. Assim, estimula os dois lados do cérebro, facilitando a compreensão de questões complexas.

3. Melhoram a produtividade

Por ser uma ferramenta que organiza as informações e ideias em estruturas, os mapas mentais consequentemente também melhoram a produtividade, já que proporcionam essa visão do todo, o que ajuda a reduzir o tempo de produção de qualquer atividade.

4. Despertam a criatividade

A criatividade tem muito mais a ver com a capacidade de selecionar informações que tenham potencial para evoluir para uma nova ideia, do que necessariamente a capacidade de pensar em algo inédito. E nesse caso, o mapa mental é a ferramenta perfeita. Afinal, você pode colocar suas ideias no papel o mais rápido possível, linkando as informações de forma sistemática, o que ajuda no processo criativo.

5. Aprimoram a escrita

Estudos demonstram que estudantes que utilizam mapas mentais para construção de informações antes de redigir seus textos, apresentam mais detalhes relevantes e ideias mais bem organizadas e conectadas em seus parágrafos.

Portanto, se você quer aprender mais profundamente e de maneira mais ágil aproveite as opções de pós-graduação e MBA do PUCRS Online para colocar em prática esse método e aprimorar suas competências de forma permanente e significativa.

Escolha o curso certo para você em nosso site. Matricule-se agora mesmo e garanta até 20% de desconto. É sua chance de colocar o PUCRS Online no seu currículo. Não desperdice essa oportunidade.

Avance a sua carreira com quem é referência. Seja PUCRS Online.