INSCREVA-SE

Livros para inspirar sua vida profissional e pessoal

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline:

Em geral, você vai procurar referências em livros para sua vida profissional e pessoal, mais cedo ou mais tarde.

Para isso, reunimos seis sugestões de livros para inspirar você com novos e importantes insights sobre carreira, finanças, por exemplo.

Esses livros foram escritos por profissionais reconhecidos em suas áreas de atuação, que também são professores nos cursos de pós-graduação do PUCRS Online.

Enfim, confira a lista dos 6 livros que podem inspirar sua vida:

“Profissões do futuro: Você está no jogo?”, de Sidnei Oliveira 

Será possível definir qual é a profissão do futuro? Com uma leitura leve, simples e rápida, o livro traz respostas a dúvidas cruciais dos profissionais do mercado de trabalho.

É um livro esclarecedor sobre questões atuais do mundo das profissões, sejam elas dos campos mais tradicionais de formação ou sejam de áreas inovadoras. 

Além disso, o escritor Sidnei Oliveira é consultor de carreira e um dos maiores experts em desenvolvimento profissional e de carreiras no Brasil.

Também é professor dos seguintes cursos de pós-graduação da PUCRS:

  • MBA em Liderança, Inovação e Gestão 4.0
  • Gestão de Pessoas: Carreiras, Liderança e Coaching

“Conquiste sua liberdade financeira”, de Leandro Rassier 

Educação financeira é um termo que assusta e, ao mesmo tempo, está cada vez mais presente na vida das pessoas. Então por que ainda não recebe a atenção que deveria receber?

Talvez, justamente, porque ao pensar em finanças, pensamos em um bicho de sete cabeças. Algo difícil, dolorido e até mesmo impossível de compreender.

Neste livro, Leandro Rassier mostra que a educação financeira pode sim ser descomplicada e entendida por todos.

“Conquiste sua liberdade financeira” traz as informações necessárias para quem quer administrar seus recursos de forma eficaz. 

Rassier é um dos planejadores financeiros mais respeitados do país, protagonista na recente evolução do mercado de investimentos do Brasil.

Também é professor dos seguintes cursos de pós-graduação da PUCRS:

  • MBA em Finanças, Investimentos e Banking
  • Planejamento Financeiro e Finanças Comportamentais
  • Finanças Corporativas, M&A e Equity

“A educação pode mudar a sociedade?”, de Michael Apple

O que as escolas fazem e o que podem fazer para desafiar as relações de dominância e subordinação na sociedade? Michael Apple provoca essa discussão e reflexão entre os educadores.

O livro é tocante e honesto em relação às condições ideológicas e econômicas que alguns grupos da sociedade estão enfrentando. 

Michael Apple é um teórico educacional especializado em educação e poder, teoria e pesquisa curricular, ensino crítico e desenvolvimento de escolas democráticas.

Também é professor na pós-graduação em Educação Transformadora: Pedagogia, Fundamentos e Práticas, do PUCRS Online

“Inteligência Emocional”, de Daniel Goleman

Este livro transformou a maneira de pensar a inteligência. Alterou práticas de educação e mudou o mundo dos negócios. Nele, Daniel Goleman, considerado o pai da Inteligência Emocional, traz o conceito de “duas mentes”: a racional e a emocional. 

Assim, por meio de exemplos marcantes, Goleman apresenta e descreve os cinco pilares da Inteligência Emocional. Tudo isso para mostrar como eles são determinantes para o êxito nos relacionamentos, no trabalho e até mesmo para o bem-estar físico de cada um.

Ele é jornalista científico, psicólogo, escritor e professor nos seguintes cursos de pós-graduação do PUCRS Online:

  • Gestão de Pessoas: Carreiras, Liderança e Coaching
  • Psicologia Positiva, Ciência do Bem-Estar e Autorrealização
  • Educação Transformadora: Pedagogia, Fundamentos e Práticas
  • Neurociências e Comportamento
  • Administração, Finanças e Geração de Valor

“O futuro chegou”, de Domenico de Masi

Durante 450 anos o Brasil foi pressionado a copiar o modelo europeu. Há 50 anos, tem copiado o modelo dos Estados Unidos.

Porém, agora que EUA e Europa estão em crise, o Brasil está sozinho. Nosso país se vê obrigado a desenvolver seu próprio modelo, que pode ser valioso para o mundo inteiro.

Dessa forma, não existe mais a ideia de “país do futuro”. O futuro chegou! Então, em qual modelo devemos nos basear? Por onde começar? 

Antes de mais nada, devemos fazer uma reflexão sobre todos os modelos socioeconômicos e religiosos que já foram testados pela humanidade. Então essa é a missão épica de Domenico de Masi no livro “O futuro chegou”.

Além de analisar a estrutura de países como Brasil, Índia China e Japão, ele perpassa pelos sistemas que mais marcaram a história social do mundo. A ideia é extrair o melhor de cada um deles para se construir um modelo de vida global inédito.

Conhecido pelo conceito “ócio criativo”,  o sociólogo italiano é professor emérito de Sociologia do Trabalho na Universidade La Sapienza de Roma, na Itália. 

Também é professor na pós-graduação em Educação Transformadora: Pedagogia, Fundamentos e Práticas, do PUCRS Online

“As árvores de conhecimentos”, de Pierre Lévy e Michel Authier

“Árvores do conhecimento” é um software criado por Pierre Lévy e Michel Authier. Logo, ele viabiliza a desnaturalização das hierarquias de saberes vigentes e a constituição de um coletivo inteligente capaz de produzir uma democracia em tempo real. 

Nessa espécie de utopia ao alcance das mãos, os autores apresentam a possibilidade concreta de fazer das tecnologias da inteligência, operadores de uma democracia cognitiva. 

Pierre Lévy é filósofo, sociólogo e pesquisador no campo da ciência da informação e da comunicação. Além disso, estuda o impacto da internet na sociedade, as humanidades digitais e o virtual.

Ainda, ele ministra a disciplina “Inteligência coletiva: benefícios e riscos da Educação conectada e tecnológica”. Já Michel Authier é um filósofo, matemático e pensador contemporâneo francês.

Essa aula faz parte da pós-graduação em Educação Transformadora: Pedagogia, Fundamentos e Práticas, do PUCRS Online.

Além das páginas dos livros

Os livros inspiram e não há dúvida disso. Do mesmo modo, aprender com a experiência de grandes profissionais do mercado também é uma forma de se inspirar.

Além dos autores mencionados neste artigo, os cursos de pós-graduação do PUCRS Online reúnem mais de 600 profissionais reconhecidos em suas áreas de atuação.

Sendo assim, você pode conhecer nosso portfólio de cursos de especialização e MBA e escolher a pós-graduação que atenda suas necessidades profissionais.

Ou seja, matricule-se agora mesmo pelo nosso site e seja PUCRS Online.

Comentários