Influência digital: o que é e para o que serve

Influência digital é a capacidade de uma pessoa usar canais online para transformar opiniões e comportamentos, além de induzir outras pessoas a determinadas ações, como compras e hábitos de consumo.

Atualmente, marcas vêm experimentando o ambiente digital das redes sociais ao implementar diferentes estratégias nesse espaço. Nesse cenário, os influenciadores digitais entram como mais uma estratégia para potencializar as vendas de produtos e serviços.

Os influenciadores digitais são responsáveis por uma gama de conteúdos em diferentes plataformas, como YouTube, Twitter, Facebook, Instagram e TikTok. Presentes em diversas áreas, chamam a atenção por falarem a língua do público-alvo de temas específicos, como moda, games, educação, maternidade, finanças e ativismo.

Os influenciadores são pessoas com as quais o público se identifica, resultando no convite para serem representantes de marcas. Mas não basta ser um porta-voz. É fundamental que seus valores e os da marca estejam alinhados para que o discurso do influenciador não seja falso ou mesmo interpretado como oportunista.

Quem são os influenciadores digitais?

Mais do que nunca, as empresas entendem que o sucesso está em colocar as necessidades de seus públicos antes das suas. Os influenciadores possuem um papel essencial para ajudar marcas a entenderem suas audiências, especialmente nas redes sociais, visto que sua proximidade com o público facilita a compreensão das necessidades dos consumidores.

É importante destacar que a inclusão de influenciadores como parte das estratégias de Marketing Digital não é uma questão de alcance, mas de resultado. Por isso, é imprescindível saber escolher bem o profissional de influência, para que ele atenda às necessidades da sua empresa.

Tipos de influenciadores digitais

Existem diferentes tipos de influenciadores digitais. Para escolher a parceria mais estratégica para sua ação de marketing de influência, é preciso entender fatores como o orçamento disponível e o público você quer atingir. Conheça as classificações a seguir:

Megainfluenciador: grupo em que figuram grandes personalidades, mesclando nativos digitais, como Whindersson Nunes, e estrelas da música, como a cantora Anitta. Todos passaram de 1 milhão de seguidores.

Macroinfluenciadores (500 mil a 1 milhão de seguidores) e intermediários (100 a 500 mil): em geral, são pessoas que já têm grande relevância em segmentos específicos.

Microinfluenciadores (10 a 100 mil seguidores) e nanoinfluenciadores (menos de 10 mil): em relação aos anteriores, são os mais nichados. Sua performance tem foco no alcance de comunidades significativas.

Grau de influência

O que caracteriza o grau de influência que uma pessoa efetivamente exerce sobre o público que o acompanha é o bom desempenho em três aspectos: alcance, relevância e ressonância.

• Alcance: refere-se ao potencial de um influenciador para disseminar sua mensagem. Naturalmente, quando maior o número de seguidores, maior será o alcance. Porém, isso não significa que há engajamento.
  • Relevância: refere-se ao valor do influenciador digital, na forma como ele é visto dentro de seu segmento. Aqui, não é necessário ter milhões de seguidores, mas ser uma referência para determinado grupo.
  • Ressonância: refere-se ao quanto compartilhamento efetivo da mensagem do influenciador por parte do usuário. Ou seja, se seu conteúdo é discutido e comentado, gerando engajamento.

Dados sobre o mercado

De acordo com uma pesquisa realizada pela Nielsen, o número de influenciadores brasileiros com mais de 10 mil seguidores em uma rede social supera o índice de engenheiros civis, dentistas e arquitetos no país. São mais de 500 mil profissionais trabalhando com marketing de influência.

Apesar da vasta concorrência, um estudo promovido pelo Instituto Qualibest em parceria com a Spark mostra que 66% dos internautas já consumiram determinado produto ou serviço depois da indicação de influenciadores digitais.

Além disso, o levantamento identificou que os seguidores reconhecem quando determinado conteúdo publicado por um influenciador possui patrocínio de uma marca, mas isso não influencia na credibilidade ou confiança que o creator passa para o seu público.