INSCREVA-SE

Fake news: como identificar notícias falsas

content

O tema das fake news ganhou ainda mais destaque com a chegada do novo Coronavírus. Ao passo que os casos eram confirmados, o volume de informações falsas também aumentava na imprensa latino-americana.

Esse dado é do levantamento realizado pela Knewin, que avaliou a menção dos termos no Brasil, no México, na Argentina e na Colômbia.

 

Entre 1º de março e 31 de julho, para 2.610.102 casos confirmados pelo governo brasileiro havia 126.859 notícias utilizando as palavras “fake news” e “coronavírus”. Essas informações estão no Report Especial “Coronavírus Vs. Fake news”, edição de julho de 2020.

 

Mas, como identificar notícias falsas diante do grande volume de informações que temos acesso diariamente?

 

5 dicas para auxiliar no processo de verificação de fake news

 

1) Busque as informações principais do post no Google e compare o que vem sendo dito sobre o assunto.

2) Busque por palavras-chave nas redes sociais e através de filtros orgânicos.

3) No caso de imagens, busque pelo Google Imagens, Invid ou Tin Eye.

4) Se for uma informação que envolva uma empresa ou órgão do governo, acesse o site oficial da instituição e veja se há algo relativo ao post.

5) Pesquise em agências de checagem, como Lupa, Estadão Verifica, Fato ou Fake e Aos Fatos, se o post já foi verificado.

 

Qual é o próximo passo?

 

Então, é hora de compartilhar estas dicas com seus familiares, amigos e colegas de trabalho. Assim, quanto mais pessoas se conscientizarem, maior as chances de reduzir as fake news na internet.

Também é importante aprender a driblar a enxurrada de informações na internet, rádio, TV e aplicativos nos dispositivos móveis.

 

Para isso, leia aqui no blog Infoxicação: conceito e como evitá-la.

Comentários