Dia do Professor: 4 filmes sobre o poder do conhecimento

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline:

Inspirados pelo Dia do Professor, 15 de outubro, reunimos uma seleção de filmes que mostram como o papel do professor transcende o ambiente de sala de aula.

Além de serem um dos canais do conhecimento, professores são capazes de ajudar seus alunos a sonhar e tornar seus objetivos realidade, independentemente da idade.

Veja estes grandes clássicos do cinema ou assista-os novamente, aberto para novas reflexões:

Sociedade dos Poetas Mortos

Protagonizado por Robin Williams, o filme conta a história do professor John Keating. Ele ingressa como docente da disciplina de Literatura de uma escola tradicional, onde também fora aluno. Dessa forma, busca incentivar seus alunos a pensar e seguir suas vocações.

Escritores da Liberdade

Aqui, uma jovem professora começa a lecionar em uma escola de bairro pobre, marcado pela violência e preconceitos raciais. Diante desse cenário, busca mudar a realidade da instituição de ensino, bem como de seus alunos.

O Sorriso de Monalisa

Julia Roberts, no papel da recém-formada professora Katherine Watson, mostra como é dar aula de História da Arte em uma escola só para mulheres na década de 1950. Sendo assim, frente à realidade das mulheres da época, apresenta às suas alunas que é possível sonhar com algo além de casamento após a formatura.

Mentes Perigosas

Como engajar os alunos com o conhecimento? A partir disso, a professora LouAnne Johnson traz à sala de aula assuntos relacionados ao universo de seus alunos. Ou seja, mostra que as práticas pedagógicas podem e devem ser repensadas para facilitar a aprendizagem.

Coach Carter

Estrelado por Samuel L. Jackson, esse filme narra a história de Ken Carter, dono de uma loja que aceita o desafio de se tornar técnico do time de basquete de uma escola com altas taxas de repetência e evasão. Assim, ao mesmo tempo em que treinava o grupo para vencer competições, trabalhava para melhorar o desempenho escolar dos jogadores.

Inspire-se a partir do Dia do Professor

Você se interessa por temas relacionados à Educação? Inspire-se com os filmes, conheça nossos cursos de pós-graduação na área e eleve seus conhecimentos:

• A Moderna Educação: Metodologias, Tendências e Foco no Aluno, com Leandro Karnal e Jonathan Bergmann
  • Educação Transformadora: Pedagogia, Fundamentos e Práticas, com Domenico de Masi e Andy Hargreaves
  • Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, com Paul Bloom e Peter Doolittle

Então, saiba mais sobre nossas opções de cursos de pós-graduação e MBA, além das certificações profissionais de curta duração.