INSCREVA-SE

Dados: documentários, séries e filmes para se inspirar

content

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline:

 

Os dados estão entre os temas mais debatidos na atualidade. Afinal, seu impacto pode ser positivo ou negativo dentro de um negócio.

 

Aliás, leia também o artigo Data Driven: o que é como aplicá-lo aos negócios.

 

Por entendermos a relevância desse assunto, reunimos algumas indicações de documentários, séries e filmes que apresentam diversos aspectos sobre os dados.

 

Confira nossa seleção de conteúdos que podem ser assistidos na Netflix:

 

Sujeito a Termos e Condições, de Cullen Hoback

Aqui, o documentário investiga o acesso do governo e das grandes corporações aos dados de usuários da internet, por meio de bancos desse gênero disponibilizados assim que o indivíduo aceita um termo de uso.

 

Privacidade Hackeada, de Karim Amer e Jehane Noujaim

Já esse documentário aborda o escândalo de dados envolvendo o Facebook e Cambridge Analytica. Então diz respeito à coleta de informações identificáveis de até 87 milhões de usuários da rede social. Conforme foi apurado, os dados foram utilizados para influenciar a opinião de eleitores em diferentes países para auxiliar políticos durante as eleições.

 

Mr. Robot, de Sam Esmail

Por outro lado, a série de TV norte-americana que trata da história de um engenheiro de segurança virtual que é recrutado para destruir a empresa na qual trabalha para proteger.

 

O Código Bill Gates, de Davis Guggenheim

Série documental que mostra facetas menos conhecidas do executivo que criou um império de software. Sendo assim, estamos falando de ninguém menos que o gênio por trás da Microsoft: Bill Gates. Aliás, se você ainda não assistiu, não espere foco nessa empresa, mas em outros aspectos importantes de sua vida.

 

O Jogo da Imitação, de Morten Tyldum

Clássico do cinema norte-americado, esse filme retrata o trabalho de Alan Turing, um aluno da Universidade de Cambridge, chamado para entender códigos nazistas. Assim, sua missão é desvendar o “Enigma”, que criptógrafos acreditavam ser inquebrável.

 

Jogos de Guerra, de John Badham

Por fim, esse filme conta a história de David Lightman, um rapaz capaz de quebrar os mais avançados sistemas de segurança de computadores do mundo. Porém, ele acaba entrando no sistema do Departamento de Defesa dos EUA, o que pode levar à 3ª Guerra Mundial.

 

Leia também o artigo Tecnologia da Informação: por que se especializar?

 

Você se interessa pelo tema ao ponto de querer ser um verdadeiro especialista? No PUCRS Online você pode. Então conheça nossas opções de cursos de pós-graduação e MBA na área de Tecnologia e Dados.

 

Matricule-se e assim faça parte do PUCRS Online.

Comentários