INSCREVA-SE

6 momentos importantes da história do Design

content

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline:

O avanço do Design caminha junto com o avanço da sociedade e suas necessidades, auxiliando na definição de linguagem e construindo informação e propósito de maneira única.

No Dia Nacional do Designer, preparamos uma linha do tempo da história do Design com os momentos de maior destaque na profissão para você conferir como essa área evoluiu com as possibilidades do digital e o avanço da tecnologia.

Então, aproveite e desenvolva todo o seu potencial:

A origem do Design

O Design nasceu há aproximadamente três séculos da necessidade de potencializar o consumo e os processos de produção. O primeiro relato da profissionalização surgiu durante a Revolução Industrial, na Inglaterra.

A Bauhaus

Logo após, diversos movimentos artísticos surgiram, como o Modernismo, por exemplo. E em 1919, surgiu a primeira escola de Design do Mundo: a Bauhaus. A instituição buscava formas e linhas simplificadas, uma das expressões marcantes do movimento.

Design Pós-Moderno

Mas, na década de 60, novas preocupações tomaram conta do pensamento dos profissionais de design. Assim, os projetos começaram a buscar através das peças de arte uma certa funcionalidade prática.

Anos 70 e 80

Nesse sentido, nos anos seguintes um novo movimento começou a nascer. A funcionalidade prática do produto ganhou espaço, bem como, surgiram os primeiros programas de editoração eletrônica. Dessa forma, os designers ganharam maior possibilidade de otimizar e refinar seus layouts.

A era do Digital

Hoje os designers possuem maior liberdade de experimentação e controle de suas criações. Além disso, as possibilidades do digital e o avanço da tecnologia fizeram com que fosse impossível pensar em designer sem pensar em soluções.

Quer aprender ainda mais sobre a evolução do Design? Então, conheça a pós-graduação em User Experience Design and Beyond do PUCRS Online.

E confira também 3 livros de Lígia Fascioni sobre Design.

Matricule-se agora e seja um especialista em uma das áreas mais importantes do momento e do futuro: experiência do usuário.

Escolha o caminho mais completo para sua evolução. Seja PUCRS Online.

Comentários