4 dicas melhorar a comunicação no trabalho

A comunicação é o aspecto chave das relações. Em ambientes profissionais, deixar claro o que você quer dizer e ouvir os outros com atenção é fundamental para garantir uma boa troca e evitar desentendimentos.

Pensando nisso, separamos 4 dicas simples que podem ajudar você a aprimorar a comunicação em ambientes de trabalho. Confira:

Faça perguntas abertas

As perguntas abertas são aquelas que permitem qualquer tipo de resposta. Assim, você não delimita e restringe sua equipe a poucas opções, como “sim” ou “não”. Guie a outra pessoa com questões como “você pode esclarecer o seu ponto?” para ter certeza do que ela está querendo dizer.

Pratique a escuta ativa

A maioria das pessoas quando conversam estão focadas no que vão dizer. Para se comunicar melhor, e fazer bons acordos que resultem em sucesso no trabalho, é preciso mudar o foco da fala para a escuta. Escutar é a parte mais importante da comunicação, entretanto é também o que as pessoas têm mais dificuldade. Por isso, pratique até aperfeiçoá-la.

Seja empático

Segundo Daniel Goleman, psicólogo considerado o pai da Inteligência Emocional, a empatia tem o poder de melhorar a comunicação entre as pessoas, afinal ela auxilia a compreender melhor as perspectivas do outro. Portanto, seja empático. Mas perceba que para isso, antes será preciso praticar a escuta ativa.

Mantenha a transparência e a objetividade

Defina os aspectos mais importantes da sua fala e não se prolongue muito com informações irrelevantes. É preciso ter assertividade na hora de comunicar, passando as opiniões e as informações necessárias de forma segura, clara e objetiva.

Ficou interessado em desenvolver a forma de se comunicar ainda mais? Então, entenda também a importância de praticar a comunicação assertiva.

A chave do futuro está nos relacionamentos e nas pessoas. Aprenda estratégias e desenvolva talentos com a pós-graduação em Gestão de Pessoas: Carreiras, Liderança e Coaching do PUCRS Online.

Matricule-se agora e garanta até 20% de desconto e ainda escolha a opção de pagamento: realize em até 36 meses, ou R$199 na matrícula com a primeira das 18 parcelas após 6 meses.

É sua chance de colocar o PUCRS Online no seu currículo. Afinal, nenhuma outra universidade oferece tantos diferenciais.

Não desperdice essa oportunidade. Seja PUCRS Online.