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Neuromarketing: entenda o conceito

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Uma área da ciência que busca estudar e compreender o que influência o consumidor na decisão de compra, assim define-se o Neuromarketing.

O conceito inclui estudos sobre Neurociências, Psicologia e Marketing, e foi criado pelo professor de Marketing, Ale Smidts, da Universidade Erasmo de Roterdã, nos Países Baixos.

Mas só se popularizou quando Gerald Zaltman, médico e pesquisador da universidade americana de Harvard, começou a utilizar aparelhos de ressonância magnética para fins de pesquisas mercadológicas.

Atualmente, a área é uma das maneiras de estudar o comportamento humano por meio do entendimento do processamento de informações pelo cérebro, a fim de estabelecer métodos e técnicas que beneficiem os negócios.

Como funciona o conceito na prática?

Os métodos utilizados no Neuromarketing proporcionam aos pesquisadores acesso a uma área mais profunda do cérebro humano.

Por isso, os estudos iniciais dessa ciência envolviam cientistas e análises de ressonância magnética, por exemplo. Assim se conseguia entender o funcionamento neurológico do cérebro ao ser estimulado por anúncios.

Afinal, ao utilizar essas tecnologias de medição de atividade cerebral, é possível medir uma resposta mais exata do processo de decisão de compra, que ocorre, em grande parte, no subconsciente do individuo.

Depois disso, o processo é de analise e compreensão da forma em que o consumidor irá reagir aos estímulos. Quais foram os impulsos e desejos, as reações a determinadas perguntas e a tomada de decisão.

Com a observação dessas atividades cerebrais, será possível compreender de que forma o subconsciente reage a cada uma das opções.

E entender como o cérebro humano reage e como cada indivíduo responde, por exemplo, na escolha entre um produto ou outro, cria um repertório técnico para que se utilize o Neuromarketing como estratégia de venda.

Quais os benefícios do neuromarkting para os negócios?

Aplicar o neuromarketing as estratégias de venda do seu negócio pode apresentar inúmeras vantagens para a empresa. Algumas delas são:

  • Melhora a tomada de decisões;
  • Potencializa resultados;
  • Permite o desenvolvimento de produtos personalizados e direcionados ao público identificado;
  • Proporciona a criação de campanhas mais efetivas;
  • Aprimora a experiência do consumidor.

Mas como aplicar o neuromarketing as estratégias de venda de um negócio?

Como é possível aplicar esse conceito de forma consistente sem ter acesso a resultados dos exames neurológicos dos consumidores?

Bom, existem algumas técnicas que permitem isso. E podem ser utilizadas para aprimorar as atividades de sua empresa no mercado. Confira as principais:

Psicologia das cores

Cada uma das cores afeta nossas emoções de maneiras diferentes. Nesse cenário, a psicologia das cores entra para identificar quais devem ser usadas, a fim de provocar os impactos desejados. É uma das aplicações mais conhecidas e usadas no mercado.

Storytelling

Utilizar boas histórias nas estratégias de vendas é, com certeza, um excelente método. Por meio de narrativas é possível ativar o lado emocional do público. E quando o público se identifica com a história, ele absorve o conteúdo sem pensar que está sendo direcionado para uma tomada de decisão.

Gatilhos mentais

Outra técnica que está entre as mais utilizadas para influenciar nas decisões de compra. Por meio de informações que despertem a necessidade do consumo, como símbolos, cores e até mensagens subliminares, as marcas utilizam os chamados gatilhos mentais para provocar o efeito desejado. Os principais são:

  • Escassez;
  • Urgência;
  • Autoridade;
  • Reciprocidade;
  • Prova social;
  • Antecipação;
  • Novidade;
  • Simplicidade;
  • Referência;
  • Curiosidade.

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